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Qual o papel do Marketing nas organizações?

Boa parte das empresas começa a pensar em Marketing quando estão precisando melhorar os números do faturamento. Seus gestores acreditam que, ao traçar uma estratégia de Marketing, automaticamente as vendas vão aumentar. Não é bem assim!

Você não pode esquecer do seu departamento comercial quando iniciar o Marketing e nem acreditar que o setor de vendas – sozinho – fará milagres para aumentar sua quantidade de clientes. As estratégias das áreas deverá ser complementar, pois cada uma possui uma função bem específica dentro dos negócios.

Quer entender melhor qual a função do Marketing nas organizações e como ele pode ajudar seu setor comercial? Continue lendo nosso post.

 

O que o Marketing faz?

A atuação do Marketing gira em torno da percepção que os clientes terão da empresa, tanto para fidelizar quanto para conquistar novos. Em outras palavras, o objetivo é trazer mais gente interessada nos produtos/serviços e fazer com que o consumidor que já compra da organização, além de não achar o concorrente mais atrativo, começar a adquirir outros itens da marca (não só aqueles que ele já está habituado a comprar).

 

Como o Marketing fideliza os clientes?

O primeiro passo para fidelizar é conhecer. Sendo assim, o Marketing começará fazendo uma análise bem detalhada do perfil de consumidor. Isso significa avaliar interesses, comportamentos, hábitos de consumo, desafios enfrentados e etc. O objetivo é captar o máximo de informações sobre o comprador.

Fazendo uma analogia: quando chega a festa de aniversário de alguém que você gosta, você tentará relembrar de todas as conversas/momentos que vocês tiveram para comprar o presente ideal, não é mesmo? O Marketing funciona mais ou menos dessa maneira.

Se a empresa conhecer seus clientes extremamente bem, poderá aprimorar os produtos/serviços para que eles fiquem mais satisfeitos. Alguns casos, ainda existe a possibilidade de começar a vender novos itens para atender outras necessidades desses compradores.

 

Como o Marketing conquista novos clientes?

Conhecer bem o consumidor também ajudará a impactá-lo da melhor maneira possível. Ou seja, transmitir a melhor mensagem, no melhor meio de comunicação, no melhor momento. Para trazer novos clientes para a marca é preciso que eles a conheçam, em primeiro lugar. Para tanto, será necessário divulga-la em locais em que seu público estará.

Se você quer vender um sapato de salto alto, por exemplo, você deverá mostrar a mensagem sobre esse produto no intervalo de um programa mais direcionado para o público feminino. Não adianta mostrar no intervalo do futebol, seu target não estará lá. É claro que existem exceções, mas a regra geral diz que a maioria das mulheres não se interessa por futebol e que homens não se interessam por sapatos de salto alto.

Além de selecionar bem o meio de comunicação (ou canal, como costumamos chamar), é preciso traçar a mensagem de maneira estratégica. O conteúdo deve ser muito bem pensando para que atinja de maneira certeira o possível comprador e o layout deve ser atrativo para prender sua atenção.

A mensagem poderá ser uma promoção, contar os diferenciais e atributos da marca, chamar a atenção de como a empresa pode solucionar determinada dor do público, passar informações relevantes, entre outras opções.

Se a engrenagem estiver bem calibrada, será possível captar novos leads (falamos o que são leads e como captá-los nesse post aqui), que – por sua vez – deverão ser trabalhados pelo departamento comercial.

 

Como o Marketing atua com a empresa inteira?

O Marketing deve estar em completa sinergia com todos os departamentos para que a marca mantenha sua imagem positiva. Afinal, não adianta transmitir a mensagem ideal para os consumidores, falar exatamente o que eles querem ouvir, criar um layout super atrativo e ter uma promoção imperdível se, no momento de fechar a compra, o atendimento for ruim, por exemplo.

 

Superar as expectativas do público é o que faz as vendas aumentarem sempre.

Se você precisa de ajuda para fidelizar ou conquistar novos clientes, a Gema pode te ajudar. Basta enviar um email para contato@gemadigital.com.br.