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O que é automação de marketing?

Uma das chaves do sucesso na conversão em vendas é manter o cliente sempre no “radar”. Em outras palavras, não deixar o cliente esquecer sua empresa para que, no momento mais oportuno, ele feche o negócio.  Há quem faça isso manualmente, porém existem formas automatizadas de manter esse contato com o cliente. A automação de marketing, por exemplo, é uma excelente forma de manter a base de clientes ativa de forma estratégica.

Nesse artigo iremos explicar como funciona a automação de marketing e como é possível implementá-la com eficácia em sua organização.

 

O que é automação de marketing?

Trata-se do uso da tecnologia para falar com os clientes que interagem com sua marca. Ela funciona de maneira escalável e de forma totalmente segmentada. O objetivo é entender o exato estágio que seu lead (potencial cliente) se encontra e transmitir informações adequadas ao seu interesse. Por exemplo, você vende seguro de residência. Uma parte da sua base está em fase de renovação do seguro, outra parte está pensando em contratar um seguro pela primeira vez e a terceira parte ainda não sabe as vantagens de ter um seguro residencial. Nesse caso, estamos falando com três estágios diferentes do funil de vendas.

Os clientes que estão pensando em adquirir o seguro pela primeira estão no meio do funil. Já conhecem as vantagens de ter um seguro, mas ainda estão pesquisando os benefícios de fechar com a corretora A ou com a corretora B. As informações, nesse caso, devem ser mais institucionais (como cases), pois o objetivo do conteúdo será fazer o cliente fechar com você.

Já os clientes que vão renovar o seguro, entendem os benefícios de fechar com determinada corretora. O conteúdo, então, precisa ser mais voltado à relacionamento/fidelização. Você precisa dar mais motivos, entregar vantagens, para o cliente fechar contigo. Isso pode ser feito dando prêmios, por exemplo.

Por fim, aqueles clientes no início do funil, que ainda não conhecem as vantagens de ter um seguro residencial, precisam saber mais sobre esse assunto, entender por que é importante contratar esse serviço, quais os benefícios e etc.

São três públicos totalmente diferentes! Imagina criar réguas de conteúdo com diferentes textos/artes para cada um deles e precisar disparar isso manualmente? Muito trabalho operacional e muito tempo desperdiçado. Existem ferramentas de automação que realizam o agendamento desses conteúdos e é possível inserir a inteligência estratégica nelas. Por exemplo: quem abriu e não clicou receberá um conteúdo diferente de quem abriu e clicou. Existem muitas variáveis e é possível controlar todas na automação de marketing!

 

                Quais as vantagens da automação de marketing?

É possível nutrir a base de forma inteligente e estratégica. Você não enviará o mesmo conteúdo para a base inteira. Além do planejamento detalhado das informações que serão transmitidas na régua de conteúdo, será possível ter mais um nível de segmentação: o interesse do público.

Enviar informações diferentes para quem abre e não clica, para quem não abre, para quem abre e clica é extremamente importante para chegar em um bom resultado de conversão.

Além disso, o lead estará sendo preparado para a equipe comercial. Se ele ainda não estiver no estágio de conversão, receberá conteúdos que o qualificarão para uma futura venda. O trabalho dos vendedores será otimizado.

 

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