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Como marketing e vendas se complementam?

Tanto o departamento de marketing, quanto o departamento comercial, possuem um objetivo em comum: aumentar o faturamento. Entretanto, cada um procura alcançar essa meta de formas diferentes. Muitas vezes, o time de vendas foca no preço, enquanto o Marketing visa construir uma imagem diferenciada para a empresa.

Como integrar as duas áreas para conquistar bons resultados? Leia esse artigo até o final.

 

Por que unir marketing e vendas?

A resposta para essa pergunta é muito simples: as duas áreas, quando interligadas, aumentam – em média – de 10 a 15% do faturamento, segundo um estudo realizado por Neil Rackman e Kotler.

 

Como vai funcionar essa integração?

Compartilhar informações/insights é um bom começo. O comercial precisa estar ciente das campanhas que o marketing está fazendo e o marketing precisa formatar a estratégia pensando nas rotas que o departamento de vendas vai seguir.

Por exemplo, quais produtos/serviços a equipe comercial está colocando mais energia? O Marketing pode associar esse esforço a uma campanha para ajudar o que está sendo feito. Quais conteúdos estão nas redes sociais essa semana? O foco da comunicação está em qual produto e com qual tipo de abordagem? Vendas utiliza desse embasamento para conseguir melhores argumentos com o cliente no momento de fechar negócio.

 

Qual o passo a passo para conseguir unificar marketing e vendas?

Cada empresa vai encontrar a melhor maneira para conseguir que os departamentos se complementem, mas existem dois pontos que todas as empresas deveriam aplicar:

 

  1. Reuniões periódicas entre as equipes

Marketing e Vendas precisam se considerar parceiros, companheiros de jornada. Para isso, os times devem unir forças. Deixar reuniões periódicas pré-agendadas pode ajudar muito no planejamento das estratégias. Essas reuniões devem fornecer insumos para as ações que serão executadas pelos dois times e o cronograma dessas ações, alinhando tudo o que for feito entre os departamentos. O insight de cada profissional é essencial para validar os resultados e aprimorar a rota quando necessário. A visão que cada time tem do cliente e as sugestões fornecidas é extremamente positivo para o faturamento da empresa.

 

  1. Unifique informações/dados

Disponibilizar as informações do universo digital e todos os demais dados que o Marketing tiver para o Comercial é excelente para fomentar as decisões que serão tomadas em conjunto.  É muito importante que todos tenham acesso ao máximo de conteúdo possível para formatar o planejamento.

 

Colocar em prática os dois itens citados acima é extremamente simples e não requer um investimento extra. Nesse sentido, o start desse complemento pode ser imediato e os resultados serão bem eficazes.